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Você já notou como tarefas inacabadas ficam "martelando" na sua cabeça, exigindo atenção? Esse fenômeno tem um nome: Efeito Zeigarnik. Identificado pela psicóloga Bluma Zeigarnik na década de 1920, ele explica por que nossa mente tende a se lembrar mais de atividades inacabadas do que daquelas concluídas.
Por que isso? O Efeito Zeigarnik é uma forma de “organização” do nosso cérebro. Onde ele prioriza o que entende que ainda exige atenção, e foca nisso de maneira constante.
Quer dicas para amenizar este efeito, e não deixar ele ser uma porta de entrada para a ansiedade?
Cada etapa concluída libera sua mente de parte da tensão, enquanto as partes inacabadas continuam a impulsionar sua motivação.
Ao finalizar o dia de trabalho, deixe um "gancho" preparado: anote a primeira ação que você precisa executar no dia seguinte. Isso ajuda a manter o foco assim que você retomar.
Se você é líder, ou ocupa tal posição, apresente desafios ou problemas ainda em aberto para sua equipe. Isso gera engajamento, pois as pessoas tendem a se sentir motivadas a resolver algo que está "pendente". E também lhe permite apagar este tema, considerando-o como resolvido.
Embora o Efeito Zeigarnik seja útil, ele também pode ser um vilão se não for bem gerenciado. Manter muitas tarefas inacabadas pode causar ansiedade ou sensação de sobrecarga. Por isso, priorize o que é essencial. Não tente resolver tudo de uma vez. Adote ferramentas de gestão. Listas de tarefas, metodologias como Kanban e outros recursos ajudam a monitorar e concluir pendências de forma mais organizada.
O Efeito Zeigarnik nos lembra como a psicologia pode ser uma aliada poderosa na gestão do tempo e no desenvolvimento. Saber utilizá-lo de forma estratégica pode transformar a maneira como você trabalha e lidera.
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